PIBID Química - UEM

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com seus pressupostos filosóficos, sociais, epistemológicos e pedagógicos tem se apresentado como estímulo na perspectiva da formação inicial dos professores e os resultados obtidos pelo PIBID/UEM têm revelado a importância dos espaços construídos para melhorar a formação do professor e consolidar parcerias entre a escola pública e a universidade. 

Nesse contexto, o subprojeto PIBID/Química da UEM desenvolveu no período de 2010 a 2018, diversas ações que buscaram atingir vários objetivos, como os apresentados a seguir:

 

  • Possibilitar aos alunos da Licenciatura em Química, o conhecimento do seu campo de atuação;

  • Proporcionar ao aluno bolsista um espaço de interação, pesquisa, ação pedagógica e reflexão sobre a prática de ensino na convivência com a escola e com os alunos do ensino Médio;

  • Repensar os conhecimentos químicos como instrumento para entender o mundo físico, social, econômico, político e cultural;

  • Refletir sobre os processos de ensino/aprendizado em química e desenvolver propostas de ensino de química que tenham como eixo condutor situações problemas, atividades experimentais investigativas e abordagem interdisciplinar.

Ao longo do período de execução do projeto foram várias as produções desenvolvidas pelos integrantes, como: sequências didáticas, atividades de ensino, oficinas temáticas, resumos e artigos em eventos nacionais e internacionais, artigos publicados em periódicos e dissertações. Além de atividades diversas desenvolvidas no âmbito das escolas parceiras.

As atividades do Subprojeto PIBID Química UEM foram pausadas no ano de 2018. Maiores informações sobre as atividades realizadas, estão disponíveis no blog:

instagram.jpg