Dissertações e Teses 

Dissertações 

BALDAQUIM, Matheus Junior. Reflexões sobre a Prática como componente curricular: um olhar para os Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Marcelo Pimentel da Silveira. Maringá, 2019.

BORDONI, Ananda Jacqueline. O potencial de uma oficina temática de Química para a promoção do pensamento crítico, 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Marcelo Pimentel da Silveira. Maringá, 2018.

CARMO, Tânia do. Aproximações entre a Educação Ambiental e o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade: um olhar sobre dissertações e teses no Ensino de Química. 2014. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2014.

CHER, Gabriela Gonzaga. Potencialidades de uma unidade temática acerca dos plásticos para mobilizar as capacidades do Pensamento Crítico em estudantes do Ensino Médio. 2020. xx f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Marcelo Pimentel da Silveira, 2020.

GIMENES, Elen. Análise das atividades promovidas por um jogo sobre propriedades da tabela periódica. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2014.

KATO, Cláudia Mikie. A utilização do livro didático em aulas de Química. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2014.

MARANHO, Mariana Peres. Ciência na cozinha: o conhecimento cotidiano no processo de significação do conhecimento científico. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2016.

OLIVEIRA, Brenno Ralf Maciel de. Contribuições da aprendizagem cooperativa na formação inicial dos bolsistas PIBID/Química-UEM. 2015. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2015.

 

OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de. Um olhar freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo, 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Marcelo Pimentel da Silveira. Maringá, 2018.

REIS, Jheniffer Micheline Cortez dos. Obstáculos epistemológicos: implicações na aprendizagem do conceito de átomo. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2015.

RIBEIRO, Fernanda Aparecida. A produção científico-pedagógica dos professores PDE: um olhar sobre as atividades experimentais investigativas. 2017. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2017.

SANTOS, Mateus Carneiro Guimarães dos. As Leis da Eeltrólise: uma introdução crítica aos debates dos trabalhos de Carlo Matteucci e Michel Faraday. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2019.

SILVA, Débora Ferreira da. Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica: uma análise fenomenológica. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2013.

SILVA, Murillo Sotti da. Contribuições do PIBID/Química UEM para o desenvolvimento dos saberes necessários à prática do professor de Química. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2016.

TAKAHASHI, Danieli Azanha Gazzoni. Prática Reflexiva na Formação Inicial de Professores: intervenções no PIBID/Química por meio da autoscopia. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2018.

Teses 

 

CALIXTO, Vivian dos Santos. Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de Química no espaço da prática como componente curricular. 2019. 275 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2019.

CEDRAN, Débora Piai. O processo de conceitualização da estequiometria: um estudo à luz da teoria dos campos conceituais. 2018. 386f. Tese. (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.

REIS, Jheniffer Micheline Cortez dos. Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Química: ações e reflexões voltadas à compreensão e ensino sobre a Ciência. 2019. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Neide Maria Michellan Kiouranis. Maringá, 2019.