Publicações 

Artigos e Resumos 

2019

AGUIAR, J. A; OLIVEIRA, T. A. L.; REIS, J. C.; SILVEIRA, M. P. De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química. 0.3895/actio.v4n1.7619, v. 4, p. 26-45, 2019.

ALVES, M. C. ; OLIVEIRA, R. S. ; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, MARCELO PIMENTEL DA . ALIMENTOS: UMA PROPOSTA DE OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. v. 1. p. 1-8.

BEDIN, F. C. ; SANTOS, J. M. T. ; KIOURANIS, N. M. M. . Desenvolvimento Curricular e Didática Concepções de um grupo de Licenciandos em Química sobre abordagem CTS e a categoria freiriana curiosidade epistemológica. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 571-584, 2019.

BEDIN, F. C. ; SANTOS, M. C. G. ; BALDAQUIM, M. J. ; KIOURANIS, N. M. M. ; MARANI, P. F. . Abordagem CTS como promotora da alfabetização científica: concepções de um grupo de licenciandos em química. Scientia Naturalis, v. 1, p. 1-12, 2019.

BORDONI, A. J.SILVEIRA, M. P. ; VIEIRA, R. M. . Concepções de licenciandos em Química acerca do Pensamento Crítico e Ensino CTS. In: IV Seminário Internacional de Pensamento Crítico, 2019, Xalapa. SUMARIO DE RESÚMENES UNIVERSIDAD VERACRUZANA, 2019. v. 1. p. 38-38.

CALIXTO, V. S. ; KIOURANIS, N. M. M. ; VIEIRA, R. M. . HORIZONTES COMPREENSIVOS DA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE QUÍMICA NO ESPAÇO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-24, 2019.

CALIXTO, V. S. ; KIOURANIS, N. M. M. ; VIEIRA, R. M. . PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: HORIZONTES DE COMPREENSÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 24, p. 181, 2019.

CALIXTO, V. S. ; KIOURANIS, N. M. M. ; VIEIRA, R. M. . TEORIA E PRÁTICA NA AÇÃO DOCENTE: COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC), 2019, Natal. Pesquisa em Educação em Ciências: Diferença, Justiça Social e Democracia, 2019.

CEDRAN, DÉBORA PIAI ; KIOURANIS, NEIDE MARIA MICHELLAN . Teoria dos campos conceituais: visitando seus principais fundamentos e perspectivas para o ensino de ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 63, 2019.

CHER, G. G. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; SCAPIN, A. L. ; SILVEIRA, M. P. . Avaliação de uma Sequência Didática quanto ao seu enquadramento na perspectiva CTS/PC. In: IV Seminário Internacional de Pensamento Crítico, 2019, Xalapa, México. Sumario de Resúmenes IV Seminario Internacional de Pensamiento Crítico. Xalapa, México: Universidad Veracruzana, 2019. p. 113-113.

MARANI, P. F. ; SANTOS, M. C. G. ; BALDAQUIM, M. J. ; BEDIN, F. C. ; FANTINELLI, M. ; SILVEIRA, M. P. . Desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de ciências: publicações em eventos nacionais. Scientia Naturalis, v. 1, p. 69-82, 2019.

MATOS, R. L. O. ; SANTIN FILHO, O. ; KIOURANIS, N. M. M. . A LINHA DE ABASTECIMENTO?: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DAS MENINAS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 18-36, 2019.

OLIVEIRA, R. S. ; ALVES, M. C. ; SILVEIRA, M. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . Alimentos: uma proposta de oficina temática para o ensino de Química. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC), 2019, Natal. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.

OLIVEIRA, T. A. L.SILVEIRA, M. P. . Didática freireana no Ensino de Química: uma Revisão Sistemática de Literatura nas Atas do ENPEC (1997 - 2017). In: XVII Evento de Educação em Química (XVII EVEQ), 2019, Araraquara-SP. Anais do XVII Evento de Educação em Química - Química de todas as cores: diversidade em foco. Araraquara - SP: IQAR, 2019. p. 117-125.

OLIVEIRA, T. A. L.; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, M. P. . Pedagogia da Pergunta e Método Jigsaw de Aprendizagem: complementariedades e contribuições. In: XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | III International Seminar of Science Education (III ISSE), 2019, Porto, Portugal. Livro de Resumos: XVIII ENEC | III ISSE Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes. Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2019. v. 1. p. 133-134.

 

REIS, J. M. C ; KIOURANIS, N. M. M. . Concepções de Natureza da Ciência de futuros Professores de Química: reflexões a partir de um Programa de Formação orientado para a História e Filosofia da Ciência. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 14, p. 45-63, 2019.

SANTOS, D. M. ; FABRI, J. A. ; KIOURANIS, N. M. M. . Diagnóstico sobre el uso de la informática como herramienta didáctica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de Química. Revista Paradigma, v. 40, p. 76-102, 2019.

SANTOS, M. C. G. ; BALDAQUIM, M. J. ; FANTINELLI, M. ; FRANCO, P. ; BEDIN, F. C. ; KIOURANIS, N. M. M. . Estudos de eletroquímica e as aproximações com a estrutura da matéria no século XIX. Scientia Naturalis, v. 1, p. 62-75, 2019.

SANTOS, D. M. ; MARTINS, A. D. ; COSTA, E. P. S. ; BILTHAUER, M. I. ; KIOURANIS, N. M. M. . PRESUPUESTOS CTSA Y LA INTERDISCIPLINARIEDAD COMO PRINCIPIOS ORIENTADORES DE LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA DE LOS PROFESORES DE BIOLOGÍA, FÍSICA, MATEMÁTICAS Y QUÍMICA. PARADIGMA (MARACAY), v. 40, p. 218-239, 2019.

SEMENSATE, A. P. ; BORDONI, ANANDA JACQUELINE ; Wartha, E.J. ; SILVEIRA, MARCELO PIMENTEL DA . A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM OLHAR NAS ATAS DO ENPEC DE 2009 A 2017. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. v. 1. p. 1-8.

SILVA, F. C. S. E. ; BORDONI, ANANDA JACQUELINE ; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, MARCELO PIMENTEL DA . Oficina Temática sobre Alimentos: uma análise da compreensão de licenciandos em Química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. v. 1. p. 1-8.

 

2018

AGUIAR, J. A.; OLIVEIRA, T. A. L.; REIS, J. M. C.; SILVEIRA, M. P. De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química. In: XXXII Semana de Química da UEM. Anais… Maringá-PR: UEM, 2018.

ALVES, M. C. ; SILVA, F. C. S. ; BORDONI, A. J. ; SILVA, M. S. ; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, M. P. . A Atividade Cooperativa por meio de uma Sequência Didática com o tema Petróleo: uma análise do PIBID Química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Rio Branco-AC: 2018.

BALDAQUIM, M. J.; OLIVEIRA, T. A. L.; SILVEIRA, M. P. V Congresso Paranaense de Educação Química. Revista Debates em Ensino de Química. v. 4, n.1, p. 208-213, 2018. Disponível em: <http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1820/482482616>.
 

CARMO, T.; MAGALHAES JUNIOR, C. A. ; KIOURANIS, NEIDE MARIA MICHELLAN ; TRIANI, Felipe da Silva . Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 99, p. 313-330, 2018.

CEDRAN, D. P.; KIOURANIS, N. M. M; CEDRAN, J, C. A importância da simbologia no ensino de química e suas correlações com os aspectos macroscópicos e moleculares. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 9, n.4, p. 38-57, 2018. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1342/1025>.

DELAMUTA, B. H. ; SANTOS, D. M. ; KIOURANIS, N. M. M. . Um Estudo sobre o Uso das TICs como Recurso Didático Aplicado ao Ensino de Química na Região Noroeste do Paraná. In: III Seminário do PPIFOR: Formação docente e o ensino no Brasil - desafios contemporâneos. Anais... Paranavai/PR. 2018. p. 143-153.

LOMBARDE, W. ; OLIVEIRA, R. S. ; KIOURANIS, N. M. M. . Educar não é coisa de mulher: um estudo acerca do atual cenário do homem como professor no Ensino Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: V Congresso Brasileiro de Educação Sexual e VII Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual, 2018, Londrina. Anais... Paraná-São Paulo-Santa Catarina, 2018. p. 83-83.

ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, T. A. L.; CHER, G. G.; SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Rio Branco-AC: 2018.

SILVA, F. C. S.; ALVES, M. C. ; BORDONI, A. J. ; TAKAHASHI, D. A. G. ; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, M. P. . Mitos e Verdades: uma Atividade Avaliativa sobre uma Sequência Didática com o tema Petróleo.  In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Rio Branco-AC: 2018.
 

OLIVEIRA, T. A. L.; CHER, G. G.; SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: IV Semana de Química do IFPR (IV SeQuIF). Anais… ISSN/ISBN: 2525-9970. p. 27. Paranavaí, 2018. Disponível em: <http://https://drive.google.com/open?id=1uN-_2X9mNqeipMUqaP69xkbP9vT4f4qX>.

2017 

 

AGUIAR, J. A.; OLIVEIRA, T. A. L.; REIS, J. M. C.; SILVEIRA, M. P. De uma Sequência Didática a uma Oficina Temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de Química. In: V Congresso Paranaense de Educação Química (V CPEQUI). Anais... Maringá-PR, 2017.

 

BORDONI, A. J.; TAKAHASHI, D. A. G.; CALIXTO, V. S.;; SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. Reflexões acerca do uso do termo Pensamento Crítico em trabalhos publicados nos anais do X ENPEC In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. 2017. v.único. p.1 - 8. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/index.htm

 

CALIXTO, V. S.; KIOURANIS, N. M. M. Excursões em discursos sobre Educação Ambiental por meio da pesquisa como princípio pedagógico. In: 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Rio Grande. E-book do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química : EDEQ ? 37 anos: rodas de formação de professores na Educação Química. Rio Grande: Editora da Furg, 2017. v. 1. p. 831-838. http://www.edeq.furg.br/images/ebook/37edeqebook.pdf

 

CALIXTO, V. S.; KIOURANIS, N. M. M. Prática como Componente Curricular: as lentes que constituem os óculos dos formadores de professores de Química In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 2017, Florianópolis.   Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. , 2017. v.único. p.1 - 8.  

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/index.htm

 

OLIVEIRA, T. A. L.; SILVEIRA, M. P. A curiosidade sob um olhar didático freireano: uma análise das perguntas dos estudantes sobre Petróleo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Anais... Florianópolis: 2017. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1567-1.pdf>.

BORDONI, A. J.; SILVEIRA, M. P. . Reflexões acerca das concepções de futuros docentes de Química sobre Pensamento Crítico. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 2863-2868-2868, 2017.

https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339779

 

CALIXTO, V. S; BORDONI, A. J. ; TAKAHASHI, D. A. G. ; KIOURANIS, N. M. M.; SILVEIRA, M. P. . Compreensões de licenciand@s em Química acerca do Pensamento Crítico: um possível horizonte interpretativo. ACTIO Docência em Ciências, v. v.2, p. 184-203, 2017. https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751

 

CALIXTO, V. S.;; KIOURANIS, N. M. M. . CONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFGD. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 3, p. 27-48, 2017.

http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1783

CALIXTO, V. S.; KIOURANIS, N. M. M. ; SOUZA, D. . ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO: COMPREENSÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. Extra, p. 2479-2483, 2017. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339180

 

OLIVEIRA, T. A. L.; MARANI, P. F.; BALDAQUIM, M. J.; SILVEIRA, M. P. O papel da pergunta no processo educativo: um panorama da produção acadêmica nas Atas do ENPEC. Arquivos do Mudi. v. 21, n.3, p. 216-228, 2017. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40956/pdf>.

 

OLIVEIRA, T. A. L.; MARANI, P. F.; SILVEIRA, M. P. XV Evento de Educação em Química (XV EVEQ). Revista Debates em Ensino de Química. v. 3, n.2, p. 222-226, 2017. Disponível em:<http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1404>.

 

OLIVEIRA, T. A. L.; SILVEIRA, M. P. As perguntas dos alunos sobre Petróleo e sua importância para a construção de atividades de ensino. Ensenanza de Las Ciencias. v. Extra, p. 1349-1353, 2017. Disponível em: <http://https//ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/85_-_As_perguntas_dos_alunos_sobre_Petroleo.pdf>.

SEMENSATE, A. P.; VOLPATO, V. C.; MOCHIZUKI, A. P. J.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 229-248, out./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio>.

 

REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, M. P. . Um olhar para o conceito de átomo: contribuições da epistemologia de Bachelard. ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 3-26, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p3/34095

 

REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, M. P. ; SOUZA, V. R. . A interpretação do fenômeno da oxidação do magnésio: um olhar a partir da epistemologia de Bachelard. Ensenanza de las ciencias, v. Extra, p. 1827-1832, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337491

 

CARMO, T. ; REIS, J. M. C. ; GOMES, F. A. R. ; KIOURANIS, N. M. M. . O Estágio no processo formativo: compreensões dos licenciandos de um curso de química de uma universidade brasileira. Ensenanza de las ciencias, v. Extra, p. 2571-2575, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/184197

 

VOLPATO, V. C. ; AGUIAR, J. A. ; REIS, J. M. C. . A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, p. 249-269, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6863

 

CEDRAN, D. P.; KIOURANIS, N. M. M.; LINO, A.; NEVES, M. C. D. A natureza da Ciência e o erro: reflexões sobre o conto “Ótima é a Água”  por alunos de Ensino Médio. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v.12, p.43 - 56, 2017. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/10780/html

 

SEMENSATE, A. P.; CEDRAN, D. P. Discursos de professores de Ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de Química nos anos finais do Ensino Fundamental. ACTIO: Docência em Ciências.  v.2, p.43 - 60, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819

VOLPATO, V. C.; SEMENSATE, A. P.; SILVA, M. S.; SILVEIRA. M. P.  Contribuições provenientes do processo de reelaboração de uma Oficina Temática para a formação docente. In: V Congresso Paranaense de Educação Química (V CPEQUI). Anais... Maringá-PR, 2017.

2016

 

BUFFOLO, K. M. ; BORDONI, A. J. ; ALVES, M. C. ; SILVA, N. F. ; CEDRAN, D. P. ; SANTOS, L. ; SILVEIRA, M. P. . Os três aspectos do conhecimento químico interligados em uma sequência didática sobre reversibilidade. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis - SC. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

<http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0971-1.pdf>

 

CALIXTO, ,V. S.; KIOURANIS, N. M. M. . Organização e implementação da Prática como Componente Curricular nos cursos de Química da UFGD. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/busca.htmquery=+Organiza%E7%E3o+e+implementa%E7%E3o+da+Pr%E1tica+como+Componente+Curricular+nos+cursos+de+Qu%EDmica+da+UFGD

 

MATOS, F. I.; OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, F. C. S.; KIOURANIS, N. M. M. Reflexões sobre Obstáculos Epistemológicos no estudo envolvendo a temática Fogos de Artifício. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em:<http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0979-1.pdf>.

 

OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, F. C. S.; MATOS, F. I.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. A Pergunta do Aluno como subsídio para elaboração de uma Sequência Didática sobre o tema Petróleo. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais… Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0977-1.pdf>.

 

SILVA, F. C. S.; OLIVEIRA, T. A. L.; MATOS, F. I.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. Reflexões de um grupo de bolsistas do Pibid Química UEM sobre o processo de elaboração de uma Sequência Didática. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0970-1.pdf>.

 

TAKAHASHI, D.A.G., Semensate, A.P., Silva, M.S., Silveira, M.P. O USO DE TRECHOS DO LIVRO O MUNDO DE SOFIA, DO BRINQUEDO LEGO® E O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE DALTON. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. Disponivel em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0975-1.pdf>.

REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. . A ciência e o cientista retratados por estudantes iniciantes em um curso superior de química. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 2, p. 115-123, 2016. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1286

BORDONI, A. J.; BUFFOLO, K. M. ; ALVES, M. C. ; CEDRAN, D. P. ; LOUBAK, L. H. ; SILVEIRA, M. P. . Eletroquímica em uma perspectiva da abordagem CTS: envolvendo valores e atitudes por meio de uma sequência didática. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis - SC. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016

<http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0974-1.pdf>

MOCHIZUKI, A. P. J.; MOCHI, L. M.; VOLPATO, V.; OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. Reflexões sobre a Aplicação de uma Sequência Didática: problematizando a noção de representação e modelo. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1005-1.pdf>.

 

SEMENSATE, A. P. ; VOLPATO, V. C.;  RICARTE, M. N.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. A importância dos estudos teóricos sobre oficinas temáticas e sua relevância para a formação docente. In: III Seminário de Avaliação do Pibid/UEM. Anais… Maringá-PR: UEM, 2016.

2015

OLIVEIRA, T. A. L.; SAVARIS, C. R.; REIS, J. M. C.; SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. O Celular como Instrumento de Mediação nas Aulas de Química. In: XIII Evento de Educação em Química (XIII EVEQ). Anais... Araraquara-SP: UNESP, 2015. Disponível em:

<https://www.dropbox.com/sh/fs3o3nwp3rle0dg/AAC8o-5DNKB-FhDkAGy2hzm9a?dl=0>.

OLIVEIRA, T. A. L.; ALVES, M. C.; SILVEIRA, M. P. Valorização da formação docente por meio de atividades que contemplam a experimentação investigativa, a problematização e o diálogo.. In: XIII Evento de Educação em Química (XIII EVEQ). Anais... Araraquara-SP: UNESP, 2015. Disponível em:

<https://www.dropbox.com/sh/fs3o3nwp3rle0dg/AAC8o-5DNKB-FhDkAGy2hzm9a?dl=0>.

 

OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, F. C. S.; MATOS, F. I.; GAMEIRO, L. M.; AGUIAR, J. A.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. Utilização do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa para o ensino de hidrocarbonetos, a partir do tema Petróleo: Uma Proposta do PIBID/Química da UEM. In: II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM e IV Fórum das Licenciaturas da UEM. Anais… Maringá-PR: UEM, 2015. Disponível em: <http://ead.uem.br/pluginfile.php/50675/mod_resource/content/1/Nat%C3%A1lia%20Pereira%20Massa>.

 

TAKAHASHI, D. A. G; MOCHIZUKI, A. P. J.; SEMENSATE, A. P. ; MOCHI, L. M.; VOLPATO, V. C.; TONSIC, B. R.; SILVA, M. S.; BUZATTO, M. B. P.; SILVEIRA, M. P. Modelo atômico de Dalton: uma abordagem problematizadora. In: II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM e IV Fórum das Licenciaturas da UEM. Anais… Maringá-PR: UEM, 2015. Disponível em: <http://ead.uem.br/pluginfile.php/50674/mod_resource/content/1/Danieli%20Azanha.pdf>

2014

BARREIROS, G. B. ; OLIVEIRA, B. R. M. ; REIS, J. M. C. ; GIANOTTO, D. E. P. . Concepções dos alunos em formação inicial de Química e Biologia sobre a Interdisciplinaridade e o seu reflexo na prática pedagógica. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, v. 1, p. 1-15, 2014. Disponível em: http://www.lajse.org/nov14/22045_Barreiros.pdf

OLIVEIRA, T. A. L.; SAVARIS, C. R.; REIS, J. M. C. O Uso do Celular como Recurso Didático nas aulas de Química. In: 21ª Encontro de Química da Região Sul do País (XXI SBQ SUL). Anais… p. 80. Maringá-PR:UEM, 2014. Disponível em: <http://sbqsul2014.vwi.com.br/ANAIS.pdf>.

 

SILVEIRA, M. P.. As reinações de Emília no mundo da ciência. In: André Ferrer Pinto Martins. (Org.). Física, Cultura & ensino de ciências. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 115-148.

 

BORDONI, A. J.; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVEIRA, M. P. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA ATIVIDADE SOBRE MITOS E VERDADES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: Clara Vasconcelos; Rosa Ferreira; Cristina Calheiros; Alexandra Cardoso; Belmira Mota; Tiago Ribeiro. (Org.). Livro de Resumos: XVIII ENEC | III ISSE Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes. 1ed.Porto: U. Porto Edições, 2019, v. 1, p. 99-100.

 

FEITOSA, F. C. B. ; SANTOS, L. G. B. ; OLIVEIRA, T. A. L. ; KIOURANIS, N. M. M. . O Pensamento Crítico no ensino de Ciências: possíveis encaminhamentos. In: DICKMANN, I.. (Org.). Caminhos da Educação. 1ed. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019, v. 5, p. 327-339.

 

SCAPIN, A. L. ; SILVEIRA, MARCELO PIMENTEL DA . ?QUÍMICA DOS PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ENFOQUE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE ? CTSA?. In: Ricardo Hasper, Gilian Cristina Barros, Claudia Cristina Muller.. (Org.). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. 1ed.curitiba: SEED - PR, 2018, v. 2, p. 01-42.

 

SCAPIN, A. L. ; SILVEIRA, MARCELO PIMENTEL DA . ?QUÍMICA DOS PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ENFOQUE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE ? CTSA?. In: Ricardo Hasper, Gilian Cristina Barros, Claudia Cristina Muller.. (Org.). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. 1ed.curitiba: SEED - PR, 2018, v. 1, p. 01-27.

SILVEIRA, M. P. ; KIOURANIS, N. M. M. ; SILVA, M. S. . O que o PIBID nos esnsina sobre formar professores de Química?. In: José Antonio Martins e Mirian Hisae Yaegashi Zappone. (Org.). Formação Docente: percursos e reflexões a partir do PIBID-UEM. 1ed.Maringá: EDUEM, 2018, v. Único, p. 127-145.

 

WARTHA, E. J. ; KIOURANIS, N. M. M. ; VIEIRA, R. M. . Jogos Educativos e o desenvolvimento de Capacidades de Pensamento Crítico. In: MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS; MÁRLON HERBERT F. B. SOARES. (Org.).. (Org.). DIDATIZAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA / CIÊNCIAS - TEORIAS DE APRENDIZAGEM E OUTRAS INTERFACES. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. Único, p. 65-82.

REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. . Identificando obstáculos epistemológicos em conteúdos de cinética química. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 850-854, 2013. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap850.pdf

OLIVEIRA, T. A. L.; DELAMUTA, B. H.; SANTOS, M. C. G.; MARANI, P. F. A Água como Tema Transversal na Educação Básica: possibilidades de utilização. In: DICKMANN, I; LAZAROTTO, A. F. (Org.). Educação e sociedade: temas emergentes (Coleção Educação Básica). 1ed, v. 3, p. 284-297. Chapecó-SC: Plataforma Acadêmica, 2018. ISBN: 9788593711275. Disponível em: < http://https://clubedeautores.com.br/ptbr/book/262652--Educacao_e_sociedade_temas_emergentes>.

 

OLIVEIRA, T. A. L.; SILVEIRA, M. P. Um estudo de caso sobre uma experiência de valorização das perguntas dos alunos sobre um Tema Gerador de Química. In: DICKMANN, I.. (Org.). Vozes da Educação. 1ed, v. II, p. 303-320. São Paulo: Dialogar, 2018. ISBN: 9788593711145.

 

SANTOS, M. C. G.; REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. Concept of atoms in future brazilians chemistry theachers. Conference Proceedings. 1ed. Padova: Libreria Universitaria, 2018, v. 1, p. 679-682. Disponível em: https://books.google.com.br/booksid=QJpaDwAAQBAJ&pg=PA679&lpg=PA679&dq=Concept+of+atoms+in+future+brazilians+chemistry+teachers&source=bl&ots=69igdprCuw&sig=upbGGtiO84wsFGW9rwcNpzbIKzg&hl=ptBR&sa=X&ved=2ahUKEwjegMDCte3dAhUMG5AKHdnzAXIQ6AEwAHoECAkQAQ#v=onepage&q=Concept%20of%20atoms%20in%20future%20brazilians%20chemistry%20teachers&f=false

CEDRAN, D. P. ; REIS, J. M. C. ; SILVA, M. S. ; KIOURANIS, N. M. M. . O “saber analisar criticamente o ensino habitual” na formação de professores de Química. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Edita Educación Editora, 2017, v. , p. 587-591.

 

CEDRAN, D. P.; CEDRAN, J. C. Correlações entre as construções históricas e as concepções de alunos sobre a combustão. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias. Ourense: Edita Educación Editora, 2017, p. 489-493.

REIS, J. M. C.; KIOURANIS, N. M. M. . A CIÊNCIA E O CIENTISTA RETRATADOS POR ESTUDANTES INICIANTES EM UM CURSO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: Marcus Eduardo Maciel Ribeiro. (Org.). Anais do 35º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em química. 1ºed.Lajeado: Editora Univates, 2015, v. único, p. 707-712.

REIS, J. M. C.; BRITO, V. B. ; KIOURANIS, N. M. M. ; RODRIGUES, M. A. . A química do amor como ponto de partida no ensino de funções orgânicas no ensino médio. In: Pedro Membiela, Natalia Casado, Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Roma: Educación Editora, 2013, v. , p. 531-535.

Livros e Capítulos de livros 

Universidade Estadual de Maringá

Av. Colombo, 5790
Maringá-PR

Ligue:

(44) 3011-5332

© 2020 GPEQUEM. Orgulhosamente criado com Wix.com