Laboratório de Oficinas Temáticas de Química para o Ensino Básico

Este projeto de extensão encontra-se em desenvolvimento desde 2007, com o objetivo de elaborar, validar e desenvolver atividades temáticas acerca de conhecimentos químicos em ambientes não formais da educação básica e desenvolver atividades de ensino que proporcionem uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, possibilitando o diálogo e a construção do conhecimento químico no espaço das oficinas oferecidas no Laboratório de Ensino do Departamento de Química da UEM.

 

O projeto oferece oficinas aos alunos e professores da região de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Maringá, sendo oferecidas também em eventos como forma de minicursos em instituições Estaduais e Federais.

 

As ações propostas nas atividades privilegiam o trabalho em grupo, a participação e o diálogo entre os graduandos, pós-graduandos e professores participantes. A avaliação de cada atividade é feita por meio das respostas a questionários destinados aos alunos da educação básica, assim como a filmagem da aplicação das oficinas.

 

Atualmente o projeto conta com a participação de 3 licenciandos, 11 pós-graduandos, 2 professores do Ensino Básico e 6 professores do Ensino Superior (UEM/UTFPR/UFS). Conta com o desenvolvimento de dissertações e teses vinculadas ao Programa de Pós-Graduação (PCM) e possui financiamento da chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA CNPQ (2019 – 2021).